•  
 
 
 
 
"Brincar é condição fundamental para ser sério". (Arquimedes)

A Brinquedoteca é um espaço essencial para a formação dos educadores, principalmente daqueles envolvidos com a docência na primeira infância. Isto porque, ao mesmo tempo em que serve como um laboratório para a formação de professores nos cursos de Pedagogia é também um espaço que estimula o ato de brincar livremente, permitindo que as crianças expressem suas fantasias. Por meio de atividades supervisionadas é possível avaliar o desenvolvimento delas por meio da observação e interação diárias, em que é possível verificar aspectos, motores, de socialização, linguagens,fantasias representadas durante o de brincar, etc. 

A brinquedoteca não é apenas uma sala com brinquedos, mas um projeto educativo fundamentado em práticas pedagógicas envolvem estratégias específicas para auxiliar o desenvolvimento infantil.A Brinquedoteca tem como proposta o brinquedo, cuja necessidade é ampliar e preservar as possibilidades de vivência do lúdico. Por se tratar de um espaço alegre, colorido, diferente, as crianças soltam a imaginação, sem medo de serem punidas ou cobradas. 

Além do aspecto pedagógico que disponibiliza brinquedos boa qualidade ela também busca valorizar o aspecto socialgarantindo que crianças tenham acesso e possam fazer uso destes brinquedos. Outro ponto importante desse espaço é que ele favorece as crianças que jogam em grupos a aprenderem o respeito às pessoas, ao espírito de colaboração uns com os outros, a dar e receber ajuda. 

Quando a criança entra em uma brinquedoteca é preciso que ela se contagie com a decoração, pela alegria e a magia do espaço que precisa incentivar o “faz de conta” e as brincadeiras. 

Preocupada com essa perspectiva do lúdico na formação do Pedagogo, a Faculdade Nossa Senhora Aparecida Semar através da professora Ms. Luciana Cristina Porfirio firmou uma parceria com a Santa Casa de Sertãozinho visando o desenvolvimento de atividades de brinquedoteca. 

Para os alunos do curso de Pedagogia, trata-se de um espaço formativo para realizar atividades de oficinas com brincadeiras e jogos que contribuem para a aquisição de vivencias práticas de realidades que enfrentarão no exercício de sua profissão. Para as crianças que se encontram internadas, uma terapia eficaz que auxiliam e, em alguns casos, até amenizam o sofrimento provocado pela situação de internação.


- Legislação da Brinquedoteca (realizar download);

- Links Importantes (realizar download);

- Sites Internacionais (realizar download).


 

 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco