•  
 
 
 
 
 
Licenciatura em Pedagogia
 

     Apresentação/ Objetivo

    O curso de Pedagogia da FNSA tem por objetivo capacitar o graduando ao exercício do magistério na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de ensino médio na modalidade normal, bem como na atuação da gestão democrática: direção, coordenação, supervisão e orientação educacional para educação básica em espaços escolares e não escolares.

    De acordo com as novas Diretrizes Curriculares, o novo pedagogo não é mais um profissional de atuação restrita à sala de aula ou à administração, mas um educador que precisa estar habilitado a atuar tanto em situações e ambientes voltados para a produção e difusão de conhecimentos quanto para a gestão pedagógica e administrativa de projetos e instituições educacionais. Em suma, o pedagogo é um profissional que deve estar capacitado a desempenhar funções de docência, gestão (coordenação pedagógica, administração escolar, supervisão de ensino, orientação educacional), assessoramento, consultoria, planejamento, avaliação de sistemas educacionais em redes e unidades escolares públicas e privadas, empresas, programas, projetos e quaisquer outras instituições ou situações em que se realizem atividades de ensino-aprendizagem.

    Isso significa que os processos educacionais, em todos os seus níveis e atividades, exigem do pedagogo conhecimentos complexos sobre o ser social e uma visão abrangente de diversas áreas do saber, isto é, de uma sólida base teórica que lhe permita articular a investigação científica às práticas educacionais. Do mesmo modo, além de capacidades investigativas teóricas e práticas, o pedagogo necessita de habilidades como saber escutar, aprender com os outros, tomar decisões, ser criativo e, é claro, administrativa e eticamente responsável, além de ter comprometimento com a liberdade de pensamento. São estes, portanto, em suas linhas gerais, os objetivos a que se propõe o curso de Pedagogia da FNSA.

    Mercado de Trabalho/ Perfil Profissional

     A proposta do curso de Pedagogia da Faculdade Nossa Senhora Aparecida FNSA (SEMAR) tem como objetivo geral formar o graduando para o exercício qualitativo do magistério na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão educacional em todas as suas dimensões: direção, coordenação, supervisão e orientação educacional e para a atuação pedagógica em espaços escolares e não-escolares. Nesse contexto, o curso orienta sua formação desdobrando-se em objetivos específicos que buscam o equilíbrio entre a teoria e a prática, abordando as áreas de conhecimento, habilidades, atitudes e valores éticos, consolidando aprendizagens que estejam assentadas no desenvolvimento de efetivos mecanismos de interdisciplinaridade curricular que promovam a autonomia intelectual do aluno, com o desenvolvimento de práticas investigativas e de extensão, sempre atentos ao conjunto das normas que compõem a legislação educacional brasileira, construída a partir da Lei nº. 9.394/1996.

   Considerando-se que o processo educacional exige do educador conhecimentos complexos sobre o ser social e uma visão abrangente de diversas áreas do conhecimento, o curso de Pedagogia da FNSA delineou o perfil do profissional que almeja formar. A saber, um educador dotado de uma sólida base teórica, que lhe permita articular a investigação científica às práticas educacionais. A formação adquirida deve possibilitar ao egresso a sustentação de um relacionamento produtivo junto ao grupo social em que atua, além de receptivo à busca da melhor forma de intervenção, acentuando o vínculo de transferência do conhecimento valorativo e do processo de desenvolvimento das relações concretas da vida humana.

     A orientação ética deve buscar a emancipação do ser humano perante práticas opressivas e alienantes. Emancipação esta que aponta a liberdade como horizonte, que busca a construção da sociabilidade e da conduta propriamente humanas na superação das contradições sociais, único caminho para a convergência entre os interesses individuais e coletivos e para a coexistência com a alteridade (visto que a tolerância ainda se encontra no interior das contradições sociais e, portanto, em formações sociais constituintes de modos de individualização alienantes). Por essa via, pode-se compreender que a liberdade de cada indivíduo não termina onde começa a liberdade do outro, mas sim que esta liberdade é a condição daquela e vice-versa.

 

     Diferenciais do curso na Instituição

     A busca de um aluno crítico e autônomo permeia o objetivo final do nosso curso de Pedagogia. Possibilitar ferramentas intelectuais para que o aluno consiga, ao final de seu curso, construir um arcabouço crítico, argumentativo e questionador fazem o mote central da nossa graduação.  

    Mais que técnico ou teórico de qualidade, mais que um professor competente em sala de aula, a autonomia do sujeito, primeiro do professor e depois dos alunos que esse professor terá, é o principal objetivo do nosso curso.

    Para isso, contamos com profissionais atentos e preparados para fomentar o questionamento em sala de aula, dando ampla liberdade de discussão a todos os temas pertinentes à educação e seus paradigmas.

     Uma biblioteca e um laboratório de informática complementam a infraestrutura disponível, facilitando o acesso do aluno a pesquisas e construção de trabalhos.

Resumo do curso:

     Nome do Curso: Pedagogia - Licenciatura

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: Autorizado pela Portaria Sesu nº 506, de 17/08/2006, publicado no DOU de 118/08/2006.

     Regime Escolar: Semestral

     Integralização Mínima: 8 semestres

     Integralização Máxima: 12 semestres

    Coordenador do Curso: Marco Aurélio Martins Praça

    marco.martins@uniesp.edu.br


Professores:

Alexandre José da Silva
Aline Yendo Freitas
Camila Sabatin
Claudemir Gonçalves de Oliveira
Daniel Cordeiro Cardoso
Eder Aparecido de Paula
Fernando Damião de Paula
Josué de Oliveira Franco
Luciana de Lourdes Mano
Marco Aurélio Martins Praça
Marinez de Fátima Ricardo


- Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia (realizar download).

 

 
 

 



 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco