•

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Nossa Senhora Aparecida” foi concebida com o propósito de dar continuidade ao projeto educativo iniciado em 12 de abril de 1950, por seus fundadores, no âmbito da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com a implantação do Colégio Técnico Comercial “Nossa Senhora Aparecida”, cuja mantenedora tem a mesma denominação, e constituída na forma de pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, registrada no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas de Sertãozinho, Registro nº 74, Folha 39 do Livro “A” em 18 de outubro de 1965.

A estrutura física do referido Colégio foi projetada para permitir que o aluno aproveite intensamente o tempo de sua permanência no ambiente escolar. Para isso, as instalações dispõem de biblioteca, laboratórios de informática, química, física e biologia, sala de leitura, oficinas de inglês e um excelente espaço de convivência.

Utilizando o espaço, infra-estrutura e instalações do Colégio Técnico Comercial “Nossa Senhora Aparecida” e preservando os mesmos compromissos e princípios educacionais que marcam a história da Mantenedora nos seus anos de existência foi credenciada em 21 de junho de 2000, por meio da Portaria MEC nº 855, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Nossa Senhora Aparecida”, de Sertãozinho, ocasião em que foram autorizados os cursos de Licenciatura em Matemática, mediante a mesma Portaria de credenciamento, de Licenciatura em Letras com habilitação em Português/Inglês e Respectivas Literaturas, por meio da Portaria MEC nº 917 de 29/06/2000.

Posteriormente foram autorizados os cursos de Administração com habilitação em Marketing, mediante a Portaria MEC nº 2.896 de 14/12/2001 e de Pedagogia, por meio da Portaria SESu nº 506 de 17/08/2006.

O corpo docente contratado para os cursos superiores de Letras, Matemática, Pedagogia e Administração foi selecionado com base na titulação acadêmica e na experiência no Ensino Superior para orientar e colaborar em todas as fases da implantação dos cursos.

A partir de 2004 os cursos foram reconhecidos. Inicialmente a Licenciatura em Letras, com habilitação em Português/Inglês e Respectivas Literaturas, por meio da Portaria MEC nº 1.673, de 03/06/2004, em seguida a Licenciatura em Matemática, mediante a Portaria MEC nº 3.879, de 24/11/2004 e por último o Bacharelado em Administração, por meio da Portaria SESu nº 1.087, de 14/12/2006.

Cumprindo determinação da Lei nº 10.861/2004 a Direção da Faculdade criou e implantou a sua Comissão Própria de Avaliação (CPA) que vem contribuindo para elevar a qualificação da oferta educacional na Instituição.

Em 2007, o controle da gestão da Mantenedora passou por ampla reformulação, de modo a promover uma expansão estratégica da sua Mantida. Nessa perspectiva foi estabelecida uma parceria com a Universidade Camilo Castelo Branco, UNICASTELO, sediada no município de São Paulo, voltada para a elaboração de projetos pedagógicos dos novos cursos de graduação, para a oferta de programas de pós-graduação lato sensu, e ainda a oferta de disciplinas na modalidade à distância, no limite dos 20% permitidos pela Legislação Educacional.

UNIESP Solidária Biblioteca/
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão